Carta de um matuto

Tô muito insatisfeito
de conhecer a  capitá
pois é muito diferente
da vida que eu tenho lá
é tudo fácil de mais
quase nada a gente faz
dá preguiça até pensar

Não se ver nenhum roçado
nem do gado o mugido
o leite vem numa caixa
o café já vem muído
tem comida enlatada
outras vem plastificada
e dá até um bom cuzido

tem um bichinho quadrado
do tamanho de um caçuá
que bota a cumida dentro
pra mode  cuziá
não tem fogo nem fumaça
o quê que aquela desgraça
faz para ela esquentar?

Tem um quartim dentro de casa
pá tomar bãi e cagar
não se usa o sabugo
pra mode o fiofó alimpar
é um papé bem finim
tem que usar cum geitim
pra o dedo num melá

tem um quadro na parede
chamado televisão
cum uma ruma de gente dentro
num sei como cabe não
a gente fala com eles
manga das roupas deles
e eles num dá nem atenção

Niguém senta na calçada
para mode prosiar
ficam sentados na sala
sem niguem a conversar
dando gaitada e espiando
a tela que ta briando
de um tá de celular

Tem um tá de elevador
que fiquei mei assustado
é um caxote bem feito
que as portas entra de lado
é só apertá um botão
ou sobe ou desce pro chão
e vc pensa que ta parado

E as portas sem tramela?
pensei que era magia
você vai se aproxegando
de longe ela te vigia
abre pra tu passar
depois torna a fechar
sozinha. vixe maria.

Tem muita coisa esquisita
que eu vi na capitá
morando duzentos anos
nunca vô me acustumar
num gostei dessa viage
e já comprei a passage
de volta pro meu lugar